quinta-feira, 28 de maio de 2009

Trabalho sobre o filme "Explosão do Conhecimento"

NTE: Núcleo Tecnológico Educacional
Curso de Formação em Tecnologia na Educação
Cursista: Professor Ronney Alano P. dos Reis

Análise do Filme Uma Breve História do Conhecimento: a Esxplosão do Saber.

O filme começa falando da evolução da espécie humana, colocando em relevo o desenvolvimento do conhecimento que acompanha essa evolução, destacando desde as invenções mais rudimentares como a roda, até a produção científica atual. Neste último ponto, fica patente o fato de que o volume da produção científica atual é tão extenso que, que se torna impossível a uma pessoa manter-se atualizada a este respeito.
Tal fato contrasta radicalmente com o estado de coisas de alguns séculos trás. O Filósofo francês René Descartes, por exemplo, que viveu no século XVII, fora matemático e físico, além de ter realizado estudos na área da medicina, obtendo, por isso, um conhecimento totalizante das áreas do saber naquela época, o que o caracterizava como um generalista. Isto era possível por que o volume de conhecimento produzido naquele século era perfeitamente passível de ser absorvido por uma única mente.
Este enorme volume de produção científica dos tempos atuais levou ao surgimento de dois grandes fenômenos intrinsecamente ligados entre si, a saber: a superespecialização das áreas e a falta de comunicação entre estas, isto é, não há uma comunicação universal, ou melhor, uma linguagem universal pela qual essas diversas áreas se interrelacionem. Assim sendo, o homem torna-se cada vez mais um especialista em apenas um dos ramos do conhecimento.
Na minha opinião, se por uma lado, ainda não alcançamos essa linguagem que unifique todo o conhecimento, por outro, entramos cada vez mais em uma era em que, ao menos o meio pelo qual nos comunicamos, tende a se tornar universal. Trata-se da comunicação via computadores, talvez um possível ‘aminho’ para um entendimento comum.

terça-feira, 26 de maio de 2009

Atividade do curso: Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TICs.

Avaliação do site:


  1. Endereço do Web site: http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm

  2. Nome do Web site: Educarede

  3. Qual a finalidade ou objetivo deste Web site: contribuir para a melhoria da qualidade da educação, estimulando a integração da Internet no cotidiano da escola pública e possibilitando a inclusão digital aos milhares de jovens que o freqüentam.

  4. O site apresenta links sobre o assunto? Em caso afirmativo, quais? Sim, tais como: os dos projetos do programa Educarede, como: Escola em Rede, As Coisas, Boas da Minha Terra, Aulas Unidas, Ler e Escrever entre outros.

  5. Outras referências são citadas para as informações apresentadas? Em caso afirmativo, quais? Sim, apresenta as experiências já vivenciadas em outros paises, assim como conecção com outros sites realtivos ao mesmo tema ou temas afins.

  6. Que ferramentas de interação o site possui (e-mail, fórum, bate-papo, enquete)? Sim, possui bate-papo, fórum, galeria e oficinas de criação.

  7. Como você analisa as informações contifas no site? São consistentes? Sim, as informações são totalmente consistentes, pois, trata-se de um projeto sério e respeitável, que apresenta o tema da educação de forma atual (na era da informática) e comprometida com a qualidade de ensino.

  8. Descerva como você utilizaria este site numa atividade com alunos? Existem muitas formas de se aproveitar o site com os alunos na escola, uma delas seria propor aos estudantes navegar por ele e descobrir quais as novidade que o mesmo pode propor, estimulando assim, a curiosidade e interesse por tudo o que está relacionado à educação, para dar um exemplo bem prático, pode-se estimular os alunos a testarem seus conhecimentos de língua portuguesa através do jogo interativo que o site dispõe a respeito da nova reformulação ortográfica.

Informática e Educação

Brinco, logo aprendo – o uso educativo de jogos eletrônicos

Há muito tempo, o valor do “jogar” e do “brincar” é reconhecido na Educação. O uso de jogos e brincadeiras auxilia na formação global da criança e é uma forma prazerosa de aprender.
Nas últimas décadas, muitos tipos de jogos e brincadeiras foram desenvolvidos para a Internet e fazem enorme sucesso entre crianças e adolescentes. São apresentados nos mais diversos formatos, incluindo jogos de raciocínio e simulações, constituindo-se assim em um universo a ser explorado.
Para as crianças dos primeiros anos do Ensino Fundamental, os jogos podem contribuir para o desenvolvimento da coordenação motora, atenção, levantamento de hipóteses e resolução de problemas, leitura e escrita em múltiplas linguagens, além de promover a vivência de comportamentos cooperativos. (http://arrobainfoeduc.blogspot.com/2008/02/brinco-logo-aprendo-o-uso-educativo-de.html,

domingo, 22 de Fevereiro de 2009)